Quanto Tempo
A grande dúvida que se apresenta para todo turista é a de qual é o tempo mínimo de permanência para conhecer o indispensável em uma determinada cidade. Existem lugares fabulosos, mas que exigem apenas algumas horas. Outros apresentam tantas opções que exigem uma permanência de, pelo menos, uma semana. Saber o tempo exato de uma permanência garante ao visitante que todos os lugares essenciais serão visitados.
Para dar resposta a esta pergunta básica para o planejamento de uma boa viagem, evitamos mais uma vez emitir a nossa opinião. Recorremos ao mais conceituado guia de turismo editado em nosso País. Circulando há mais de 40 anos, o Guia 4 Rodas - que é a versão brasileira do famoso Guide Michelin - apresenta análises seguras e que inspiram credibilidade. Segundo ele,

"O Município, a 68 km do Rio de Janeiro pela BR-040, oferece tantos passeios que é difícil ficar menos de quatro dias."

É evidente que 4 (quatro) dias não esgota tudo o que Petrópolis pode oferecer, especialmente para quem também deseja dedicar alguns dias para o descanso e o relaxamento. Ou para quem queira aprofundar seus conhecimentos sobre o Império do Brasil, pesquisando documentos ou visitando todas as construções de época.

Não deixe de clicar em O Que Ver e Visitar? onde apresentamos um roteiro completo para 4 (quatro) dias, bem como outras opções, destinadas a quem projeta uma permanência maior em nosso município. O magnífico patrimônio arquitetônico, os atrativos históricos, os aconchegantes hotéis e pousadas, a gastronomia, as opções de compras, os passeios, a natureza pródiga, a agenda de eventos e as atividades culturais são boas razões para prolongar a sua permanência na Cidade Imperial.

Às segundasfeiras, as atrações do Centro Histórico, as lojas de Itaipava e os restaurantes mais representativos do Vale dos Gourmets permanecem fechados. As lojas da Rua Teresa abrem a partir das 14h.

Aos sábados, no Centro Histórico, pode ser assistido às 18 hs. um espetáculo de chorinho ou MPB de graça, no Palácio de Cristal. No final, charretes fazem o translado (R$ 25 para até 5 pessoas) para o Museu Imperial, onde às 21:15 hs começa o espetáculo Som e Luz.

Os hotéis mais completos, os shopping centers e as lojas de decoração mais atraentes concentram-se no distrito de Itaipava. As pousadas mais charmosas e os melhores restaurantes ficam no trecho entre Araras e Vale das Videiras.
voltar