Como Chegar
De avião: A partir dos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o Município de Petrópolis, com seu Centro Histórico e seus distritos de Itaipava e Araras, fica à cerca de uma hora de carro. As melhores pousadas poderão lhe indicar um carro que lhe apanhará no desembarque do aeroporto, assegurando transporte profissional, confiável e pelo mesmo preço dos taxis convencionais e, conforme o tempo de permanência, com substancial redução ou até mesmo gratuito.

Mas, se preferir, nos dois aeroportos você encontrará guichês de empresas de aluguel de automóveis (tipo Avis, Rentacar, etc.) e também taxis convencionais (tipo wyellow taxi). Não existe metrô, trem, nem linhas de transporte regular de ônibus entre os aeroportos e Petrópolis.

De carro: O eixo de acesso ao Centro Histórico de Petrópolis, bem como aos seus distritos de Itaipava e Araras, onde ficam os melhores restaurantes e o maior número de hotéis de alta categoria, é a Rodovia Federal Washington Luís, que interliga o Rio de Janeiro à Belo Horizonte. Esta rodovia, mais conhecida pela sigla BR-040, é o acesso rápido, seguro e em bom estado de conservação, administrado por uma empresa concessionária (CONCER), que cobra um pedágio.

Se você vem de São Paulo, ou dos Estados do Sul do Brasil, o melhor caminho é ir em direção à cidade do Rio de Janeiro mas, antes de chegar, na altura do Município de Duque de Caxias, seguir as placas que indicam acesso à BR-040, Juiz de Fora ou mesmo Petrópolis. Esta mesma conexão é recomendada para quem vem do Espírito Santo, Bahia ou Estados do Nordeste. Já quem vem de Belo Horizonte, Brasília ou Brasil Central deve também ingressar na BR-040 e seguir em direção Rio de Janeiro.
Distâncias das Principais Cidades
Rio de Janeiro - 68 km
Teresópolis - 55 km
Três Rios - 61 km
Juiz de Fora - 122 km
Niterói - 64 km
Nova Friburgo - 122 km
Além Paraíba - 144 km
Belo Horizonte - 386 km
São Paulo - 475 km

Exibir mapa ampliado
voltar